Linhas orientadoras para a facilitação de grupos
Três sessões on-line para aprofundar conhecimentos
Quem tem que moderar encontros, gerir reuniões, dar formações, frequentemente se depara com frustrações. A conversa no grupo pode ser tão animada que um procura falar mais alto que o outro, impor as suas ideias e atropela os outros. O conflito parece inevitável. Ou então o tema é falado longamente, sendo que todos são cordiais mas secretamente estão pouco motivados e com tédio. Torna-se difícil avançar os objetivos e as atividades comuns. Isto são exemplos extremos, para realçar os desafios que todos os formadores por vezes enfrentam.
Como seria se fosses capaz de gerir encontros em que as pessoas pudessem partilhar de forma autêntica, mantendo o foco no tema em questão, aumentando-se a motivação, fomentando a aprendizagem uns com os outros e desabrochando processos de co-criação entre todos? ... não é isso que desejamos contribuir com o nosso trabalho de facilitação?...
Por vezes subestimamos a importância da facilitação de grupos, achamos que é facil e que não há muito que saber ou muito para preparar. Na prática, muitas vezes usamos os métodos que vimos outros usar e não nos dedicamos a uma meta-reflexão que nos permita escolher ferramentas e gerir processos de grupo com conhecimento de causa e auto-confiança. Algumas formações que já fizemos na área são um pro-forma ouco como o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou focadas em alcançar objectivos estratégicos no âmbito da gestão de empresas, que já não se adecuam aos nossos valores e objectivos humanistas.
Neste contexto tenho recebido questões de várias pessoas, que buscam ferramentas para facilitar processos de grupo que levam ao desenvolvimento de iniciativas comuns, à criação de comunidades autênticas, a uma aprendizagem realmente transformadora (e não só teórica).
Em 2012 comecei a estudar o tema da facilitação da aprendizagem de adultos (Andragogia) e a dar formação, e fui descobrindo algumas chaves para o bom decurso de um encontro ou de uma formação. São tudo coisas simples de se fazer, mas conhecê-las pode fazer a diferença na prática.
Para apoiar os colegas que iniciaram esta busca mais recentemente ou não tiveram a sorte de participar nas formações cutting-edge em que eu pude estar, estou a oferecer uma série de três sessões online para partilha de conhecimentos. Vamos trabalhar num pequeno grupo, com um máximo de cinco participantes, para a aprendizagem ser forte, profunda e com significado real – que é nisso que eu acredito!
As três sessões vão focar muito simplesmente nos temas:
1. Inícios.
2. Meios.
3. Fechos.
- Como fazer? O que ter em conta?
Vão permitir-te:
→ Reflectires a tua prática de facilitação;
→ Organizares ideias para uma prática mais consciente e mais produtiva para os teus grupos;
→ Conheceres linhas orientadoras para o teu trabalho de facilitação;
→ Conheceres alguns modelos, métodos e técnicas que aumentam a tua „caixa de ferramentas" de facilitador, permitindo-te tomares opções mais conscientes e empoderadas sobre como estruturar as tuas sessões;
→ Seres inspirado pela partilha entre pares para o teu trabalho de facilitação.
Vais receber:
→ Participação em três sessões online, de duas horas de duração cada;
→ Um sumário dos pontos-chave tratados em cada sessão em pdf, no final da formação e como manual de apoio para o futuro.
Se estiveres interessad@ nesta formação, inscreve-te na lista de espera pelo e-mail: [email protected].
Como seria se fosses capaz de gerir encontros em que as pessoas pudessem partilhar de forma autêntica, mantendo o foco no tema em questão, aumentando-se a motivação, fomentando a aprendizagem uns com os outros e desabrochando processos de co-criação entre todos? ... não é isso que desejamos contribuir com o nosso trabalho de facilitação?...
Por vezes subestimamos a importância da facilitação de grupos, achamos que é facil e que não há muito que saber ou muito para preparar. Na prática, muitas vezes usamos os métodos que vimos outros usar e não nos dedicamos a uma meta-reflexão que nos permita escolher ferramentas e gerir processos de grupo com conhecimento de causa e auto-confiança. Algumas formações que já fizemos na área são um pro-forma ouco como o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou focadas em alcançar objectivos estratégicos no âmbito da gestão de empresas, que já não se adecuam aos nossos valores e objectivos humanistas.
Neste contexto tenho recebido questões de várias pessoas, que buscam ferramentas para facilitar processos de grupo que levam ao desenvolvimento de iniciativas comuns, à criação de comunidades autênticas, a uma aprendizagem realmente transformadora (e não só teórica).
Em 2012 comecei a estudar o tema da facilitação da aprendizagem de adultos (Andragogia) e a dar formação, e fui descobrindo algumas chaves para o bom decurso de um encontro ou de uma formação. São tudo coisas simples de se fazer, mas conhecê-las pode fazer a diferença na prática.
Para apoiar os colegas que iniciaram esta busca mais recentemente ou não tiveram a sorte de participar nas formações cutting-edge em que eu pude estar, estou a oferecer uma série de três sessões online para partilha de conhecimentos. Vamos trabalhar num pequeno grupo, com um máximo de cinco participantes, para a aprendizagem ser forte, profunda e com significado real – que é nisso que eu acredito!
As três sessões vão focar muito simplesmente nos temas:
1. Inícios.
2. Meios.
3. Fechos.
- Como fazer? O que ter em conta?
Vão permitir-te:
→ Reflectires a tua prática de facilitação;
→ Organizares ideias para uma prática mais consciente e mais produtiva para os teus grupos;
→ Conheceres linhas orientadoras para o teu trabalho de facilitação;
→ Conheceres alguns modelos, métodos e técnicas que aumentam a tua „caixa de ferramentas" de facilitador, permitindo-te tomares opções mais conscientes e empoderadas sobre como estruturar as tuas sessões;
→ Seres inspirado pela partilha entre pares para o teu trabalho de facilitação.
Vais receber:
→ Participação em três sessões online, de duas horas de duração cada;
→ Um sumário dos pontos-chave tratados em cada sessão em pdf, no final da formação e como manual de apoio para o futuro.
Se estiveres interessad@ nesta formação, inscreve-te na lista de espera pelo e-mail: [email protected].
Testemunho de um participante:
"Para mim, foi um excelente trabalho de cruzamento de várias sínteses muito interessantes e úteis."
Ex professor universitário, 58 anos.
"Para mim, foi um excelente trabalho de cruzamento de várias sínteses muito interessantes e úteis."
Ex professor universitário, 58 anos.